quarta-feira, 2 de setembro de 2009

OPERATÓRIO-FORMAL (12 ANOS EM DIANTE)

A representação agora permite a abstração total. A criança não se limita mais a representação imediata nem somente às relações previamente existentes, mas é capaz de pensar em todas as relações possíveis logicamente buscando soluções a partir de hipóteses e não apenas pela observação da realidade.
Em outras palavras, as estruturas cognitivas da criança alcançam seu nível mais elevado de desenvolvimento e tornam-se aptas a aplicar o raciocínio lógico a todas as classes de problemas.
Exemplos: Se lhe pedem para analisar um provérbio como "de grão em grão, a galinha enche o papo", a criança trabalha com a lógica da idéia (metáfora) e não com a imagem de uma galinha comendo grãos.

4 comentários:

  1. legalllll muituuu bom !!!!!!

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  2. Gostei, simples, direto e conclusivo. Parabéns!

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  3. E o que precisava pra fazer uma prova

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  4. muito obrigado ! ajudou muito no meu trabalho de psicologia do desenvolvimento.

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